Dicas do Dr. Flister


  • Vacinas e Vermifugação em Cães

Antes da vacinação é necessário fazer a primeira vermifugação, ela deve ser feita a partir de 30 dias de vida do filhote juntamente com a mãe, a segunda dose 15 dias depois. Em seguida todos os meses até 6 meses de idade. Após esse período o animal deve ser vermifugado de 3 em 3 meses até completar 1 ano de idade. Depois do primeiro ano o ideal é que seja feita pelo menos uma vermifugação a cada 6 meses, ou seja, duas vezes por ano.

A primeira vacina em cães deve ser aplicada com 42 dias (6 semanas), a partir daí devem ser aplicadas mais 2 doses em um intervalo de 21 a 30 dias. Isso vale para todas as raças, com exceção do rottweiler, raça considerada mais sensível as viroses. Nesse caso são recomendadas 4 doses.

Logo após o filhote completar 4 meses deve se iniciar a vacinação contra leishmaniose. São 3 doses impreterivelmente com intervalo de 21 dias, depois deve ser aplicada uma dose anual.

A vacina contra raiva, deve ser aplicada inicialmente aos 6 meses, pois filhotes não devem receber a vacina antes desta idade. Depois reforçada anualmente.

Existem também vacinas contra bronquite e giárdia que não são necessárias na maior parte do no nosso estado pelo fato de termos um clima mais quente. Já nas regiões com clima frio, essas vacinas são altamente recomendadas.

É importante ressaltar que as vacinas, vermífugos e medicamentos dados para seu animal deve ser de boa qualidade, de amplo espectro e sempre indicadas por um veterinário de sua confiança.

A Clivepa só trabalha com vacinas importadas, de qualidade comprovada, com intervalos regulares, garantindo a segurança imunológica e proporcionando mais saúde e qualidade de vida para seu melhor amigo.



  • Vacinas e Vermifugação em Gatos

Antes da vacinação é necessário fazer a primeira vermifugação que deve ser feita aos 30 dias de nascimento, depois repetida mensalmente até os 6 meses de idade. Após esse período é recomendado que seja feita uma vermifugação de 3 em 3 meses (4 vezes ao ano).

A primeira vacina nos felinos deve ser aplicada com 2 meses de idade, essa é a Vacina Quádrupla Felina, que previne contra 4 doenças mais graves que podem comprometer a saúde dos felinos e em alguns casos podem até ser transmitidas aos seres humanos. São 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias. Já a vacina contra raiva deve ser aplicada a partir de 6 meses de idade, uma vez ao ano.

As vacinas nos felinos devem ser repetidas todos os anos.

Gatos ainda não precisam ser vacinados contra leishmaniose, pois essa doença é rara em felinos e não existe uma vacina específica para a espécie.

É importante lembrar que as vacinas e medicamentos dados para seu animal devem ser de boa qualidade e prescritos por profissionais qualificados.



  • Idades para Castração

A castração em machos (cães e gatos) podem ser feitas a partir do momento que os testículos descerem, uma tendência é que isso ocorra entre os 4 e 8 meses de vida.

Já as fêmeas podem ser castradas a partir de 3 meses de idade.



  • Idades para Cruzas

A idade recomendada para as fêmeas cruzarem é a partir do segundo cio, tanto para cadelas quanto para gatas.

Consideramos que o canino se tornará um cão adulto e ter espermatozoides maduros a partir dos 14 meses de idade (1 ano e 2 meses).

Já os gatos machos terão espermatozoides maduros e conseguir cruzar a partir de 1 ano de idade, mas existem casos que eles se tornam adultos mais precoces, a partir de 8 ou 9 meses de vida.

Ao colocar cães para cruza recomenda-se levar a fêmea até o macho, porque por diversas circunstancias o macho pode ficar inibido e não conseguir cruzar fora de seu território. É recomendado que se leve a fêmea ao território do macho a partir do nono dia de cio, pois antes disso ela estará sangrando, inflamada, e não irá aceitar o macho. Do nono ao décimo quinto dia a fêmea estará mais receptiva aceitando o macho com mais facilidade.

O ideal é que os cães cruzem pelo menos uma vez ao dia durante pelo menos 3 dias.



  • Período de Gestação

O período de gestação geralmente acontece em um intervalo médio de 60 dias, podendo variar entre 58 a 65 dias tanto para cadelas, quanto para gatas.



  • Datas para desmamar filhotes

A desmama em cães deve ser feita entre 35 e 45 dias de idade, pois nesta faixa etária começam nascer dentes nos filhotes podendo machucar a mãe, fazendo com que ela se recuse a dar leite aos seus filhotes. Com o nascimento dos dentes os filhotes já conseguirão se alimentar com papinhas, patês ou rações para filhotes.

Todos os filhotes devem ser desmamados no mesmo período, pois se algum filhote continuar mamando, todas as mamas produzirão leite provocando mamite ou mastite nas demais.

Assim como em cães, os gatos também devem ser desmamados no período de 35 a 45 dias, porém é importante observar que logo após a desmama a gata já vai ter o próximo cio, então é necessário providenciar uma castração caso não queira outra cria logo em seguida.

Já nas cadelas o ciclo do cio acontece normalmente duas vezes ao ano com raras variações.



  • Castração em Cadelas e Gatas (Ovariohisterectomia)

Esse procedimento é aconselhado quando não se deseja que o animal tenha mais crias. A ovariohisterectomia evita que o animal entre no cio, além de prevenir contra doenças graves como os tumores de mama e a piometra, que são infecções nas paredes do útero.



  • Tipos de Tosa

As tosas para cada animal dependem muito da raça, cada raça tem seus tipos específicos de tosa.

No geral, recomenda-se deixar as tosas com o pelo mais curto no verão devido ao calor mais intenso e no inverno são recomendadas as tosas com o pelo mais alto devido as temperaturas mais baixas.

E se você quer deixar seu animalzinho ainda mais fofo, a Clivepa – Clínica Veterinária Paraminense disponibiliza um exclusivo serviço de “Penteados Caninos”, tudo isso pra deixar seu melhor amigo muito mais elegante!

Galeria: